Vídeos

Roberto Carlos Especial da Rede Globo: 1977, 1978 e 1979

Mais um lançamento fabuloso do canal “Um Milhão de Amigos”, desta vez exibimos aqui os especiais de 1977, 1978 e 1979 de Roberto Carlos.

 

Em 24 de dezembro de 1977, o show anual entrou no ritmo da Copa do Mundo que se realizaria no ano seguinte. Intercalando imagens da Seleção Brasileira com a apresentação de Roberto Carlos, que cantou Se Você Pensa, Amada Amante e outras composições suas com Erasmo Carlos, além de músicas de outros compositores, como Ponteio (Edu Lobo e Capinam), Wave (Tom Jobim) e Travessia (Milton Nascimento e Fernando Brant). O show aconteceu na Concha Acústica da UERJ e reuniu mais de 12 mil pessoas. O especial também homenageou a genialidade de Garrincha e Pelé, que conversaram com o Rei. Rivelino, uma das esperanças para o Brasil, em 1978, também participou do programa. Um momento emocionante aconteceu quando Roberto fez uma surpresa e cantou Amigo para Erasmo Carlos. Fãs de Elvis Presley, Erasmo e Roberto homenagearam o cantor americano interpretando Tutti Frutti, Long Tall Sally, Hound Dog, Blue Suede Shoes e Love Me Tender. Tudo isso vestidos com os macacões que marcaram a última fase artística de Elvis.

 

O especial de fim de ano de Roberto Carlos de 1978 chamou-se Um Milhão de Amigos. Foi uma edição dos melhores momentos da participação de Roberto no lançamento da campanha Ano Internacional da Criança, comemorado no ano seguinte. A campanha, desenvolvida pela TV Globo e Fundo das Nações Unidas para a Infância, foi a primeira parceria da Unicef e a emissora, que em 1986, criaram o Criança Esperança. No dia 16 de dezembro de 1978, durante 24 horas, a programação da TV Globo tratou da conscientização dos direitos das crianças e adolescentes. Jornalismo, comerciais e entretenimento se uniram para arrecadar dinheiro para a Unicef e ajudar na melhoria das condições de vida de menores carentes. O programa Um Milhão de Amigos foi ao ar em 28 de dezembro de 1978. Entre os números musicais, Roberto Carlos lia os direitos das crianças e adolescentes. A atração lembrou também a missa em que Roberto cantou Jesus Cristo, Os Trapalhões e As Patotinhas interpretando Noite Feliz, o dueto com Tom Jobim e com Freddy Cole, com quem cantou For Once In My Life, a participação de Roberto na Praça da Alegria ao lado da Velha Surda (Roni Rios) e o ator Lima Duarte recitando uma homenagem às crianças.

 

O tema deste sexto Roberto Carlos Especial foi “circo eletrônico”, uma homenagem aos 15 anos da TV Globo. “São 15 anos de vida, venha conhecer o nosso circo eletrônico. Ele é feito de gente como você. Venha comigo!”, chamava o cantor. O programa mostrou cenas dos bastidores, como a visita de Roberto Carlos aos estúdios das novelas, de programas e a participação dele em esquetes de humor. Os Trapalhões fizeram uma paródia e a música Amanhã de Manhã virou A Mamãe de Mamãe. O cantor ainda contracenou com o Dr. Sardinha de Jô Soares, a Salomé de Chico Anísio e o professor de mitologia Arquiles Arquelau, de Agildo Ribeiro. Com os atores Paulo Gracindo, Francisco Cuoco, Dina Sfat e Vera Fischer, Roberto Carlos recitou poemas de Vinicius de Moraes e Manoel Bandeira. Roberto surpreendeu e encenou com Christiane Torloni um texto sobre os problemas de um casal. Pela primeira vez, Maria Bethânia participou do especial e cantou Desabafo ao lado do Rei.