A revista norte-americana Rolling Stone escolheu “A Day in the Life”, composta por John Lennon e Paul McCartney, como a melhor canção dos Beatles, entre uma lista de 100 temas. As canções em segundo e terceiro lugar são “I want to hold your hand”, a primeira canção popularizada da banda, e “Strawberry fields for ever”, uma recordação da infância de Lennon, num ranking elaborado para um número de coleção com o qual a revista assinala o 40.º aniversário da edição do último disco do grupo, “Let it Be” (1970).
O músico britânico Elvis Costello escreveu a introdução da revista dedicada ao “melhor grupo de todos os tempos”, segundo a Rolling Stone, e destaca a evolução da banda ao longo dos dez anos de existência (1960-1970). “Lennon, McCartney e (George) Harrison tinham uma qualidade espantosa como compositores”, assinala Costello. “Depois começaram a crescer: das simples letras de amor para as histórias adultas, como ‘Norvegian Wood’, que fala do lado amargo do amor, e depois para ideias maiores do que seria de esperar de letras pop fáceis”.
A revista define a primeira canção da lista, “A Day in the Life”, incluída em “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” (1967) como “a melhor colaboração” entre Lennon e McCartney”, sublinhando que só foi reconhecida como uma obra-prima nos anos oitenta, depois da morte de Lennon. Esta canção “combina uma letra inspirada nos jornais e na vida pessoal de Lennon com a ideia de McCartney de ter músicos clássicos a interpretar aquilo a que produtor George Martin chamou um ‘orgasmo orquestral’”.
No número especial da revista, é possível também ler o que Paul e John pensavam sobre as suas canções preferidas. Do quarto lugar em diante, surgem no ‘top ten’ dos Beatles da Rolling Stone Magazine: “Yesterday” “In my life”, “Something”, “Hey Jude”, “Let It Be”, “Come Together” e “While My Guitar Gently Weeps”. Esta última e “Something” foram compostas por George Harrison, e todas as outras pertencem à dupla Lennon-McCartney.
Add Comment