Jovem Guarda

04/12/1964: lançamento do álbum Beatles For Sale


Em 1964 os Beatles lançavam aquele que ficou conhecido como seu disco “country & western”. Nesse álbum, os Beatles mostravam as primeiras influências de Bob Dylan, da mesma forma que a fot da capa já expunha o cansaço causado pelas turnês.

Beatles for Sale é o quarto álbum do The Beatles, lançado em dezembro de 1964. No lançamento de “Beatles For Sale”, a beatlemania estava a todo vapor e o sucesso do filme/álbum “A Hard Day’s Night” havia trazido o reconhecimento de público e crítica. Neste disco os Beatles repetiram a fórmula “Covers” (dentre os quais a releitura definitiva de “Rock And Roll Music” de Chuck Berry) e composições próprias, onde destacam-se “Eight Days A Week” e “No Reply”.

Faixas
Todas as músicas foram compostas por Lennon/McCartney, exceto as notadas.

Lado A
1. “No Reply” 2:15
2. “I’m a Loser” 2:31
3. “Baby’s in Black” 2:02
4. “Rock and Roll Music” (Chuck Berry) 2:32
5. “I’ll Follow the Sun” 1:46
6. “Mr. Moonlight” 2:33
7. “Kansas City/Hey-Hey-Hey-Hey!” (Jerry Leiber, Mike Stoller e Richard Penniman) 3:10

Lado B
1. “Eight Days a Week” 2:44
2. “Words of Love” (Buddy Holly) 2:12
3. “Honey Don’t” (Carl Perkins) 2:55
4. “Every Little Thing” 2:01
5. “I Don’t Want to Spoil the Party” 2:33
6. “What You’re Doing” 2:30
7. “Everybody’s Trying to Be My Baby” 2:23

História
Os Beatles estavam exaustos das tournês e gravações que vinham realizando. Dois meses e oito dias após gravarem o terceiro álbum A Hard Day’s Night, eles voltaram ao estúdio para gravar Beatles For Sale. Haviam acabado também uma tournê pela Austrália, Nova Zelândia, Finlândia, Dinamarca e Suécia e feito várias aparições em programas de TV e de rádio na Inglaterra. Isso os levou a incluir alguns covers em seu novo álbum. Nos dois primeiros álbuns, os Beatles já haviam incluído alguns covers, mas no terceiro só incluíram composições próprias. Talvez por isso, alguns críticos consideraram Beatles For Sale o álbum mais fraco da carreira dos Beatles. Não pela qualidade dos covers escolhidos mas por um retorno aos covers, era como se eles tivessem voltado um passo atrás na elaboração de novas e próprias canções. Foi o quarto álbum do grupo em apenas 21 meses desde o primeiro.

Durante as seções de Beatles For Sale, os Beatles gravaram ainda as músicas “I Feel Fine” e “She’s A Woman” que foram lançadas no mesmo compacto, mas não estiveram presentes no álbum. “I Feel Fine” é uma música de John, embora creditada a Lennon/McCartney. A música trouxe um riff de guitarra próprio e pulou direto ao primeiro lugar das paradas de sucesso. “She’s a Woman” trouxe Paul nos vocais em uma clara influência do estilo de vocal feito pelo cantor Little Richard.

Nos Estados Unidos, a maioria das músicas foram lançadas em um álbum chamado Beatles’65.

Várias músicas escolhidas para o álbum já haviam sido tocadas ao vivo por eles na época em que não eram conhecidos do grande público, em shows em Hamburgo ou no Cavern Club de Liverpool. George aparece cantando “Everybody’s Trying To Be My Baby” e Ringo “Honey Don’t” ambas de Carl Perkins.

Foi inspirado em Little Richard que Paul cantou um medley de “Kansas City” e “Hey, Hey, Hey, Hey”. John canta “Rock And Roll Music” de Chuck Berry de forma magistral. A música fez parte do repertório da turnê de 66 dos Beatles. John canta ainda “Mr. Moonlight”. E John e Paul dividem o vocal do cover de Buddy Holly, “Words Of Love”.

Composições de Lennon/McCartney
John é o vocalista principal e principal compositor das duas primeira músicas. “No Reply” traz pela primeira vez John compondo uma história por inteiro. Em “I’m A Loser”, John já começa a compor em um tom mais autobiográfico, influenciado pela música de Bob Dylan (segundo o livro Complete Beatles Chronicles de Mark Lewisohn). Ele compôs também “I Don’t Want To Spoil The Party”, que ele dizia ser uma canção muito pessoal sua.

Paul compôs a balada “I’ll Follow The Sun” quando tinha 16 anos, e seu professor o levou com a turma da escola para um passeio pelo campo num dia ensolarado. É de sua autoria também as música “Every Little Thing” e “What You’re Doing”.

John e Paul compuseram juntos as músicas “Eight Days A Week” e dividem o vocal da música. Dividem o vocal de “Baby’s In Black”, cuja composição foi feita pelos dois mas com uma participação maior de John.

Por um acordo firmado, todas as músicas compostas tanto por Paul como por John são creditadas a Lennon/McCartney.

Capa
A foto tirada pelo fotográfo Robert Freeman, o mesmo da capa de With the Beatles. Foi tirada em pleno outono, no Hyde Park em Londres.

About the author

Jose Carlos Almeida

Add Comment

Click here to post a comment