Jovem Guarda

“Tim Maia”, da Globo, recebe crítica do público

O seriado “Tim Maia”, transmitido nas noites de quinta-feira (1) e sexta-feira (2), gerou polêmicas e foi criticada pelo seu próprio diretor, Mauro Lima o qual sugeriu que os telespectadores não assistissem à versão que foi ao ar pela Globo.

“Aos seguidores que não viram ‘Tim Maia’ no cinema sugiro que não assistam essa versão que vai ao ar hoje e amanhã na Globo. Trata-se de um subproduto que não escrevi daquele modo, nem dirigi ou editei”, revelou o cineasta.

Não apenas ele, mas também os fãs do músico, que acompanharam toda a sua carreira, vida pessoal e o próprio filme, reclamaram dos cortes de cenas e de diálogos. Na emissora, a relação entre o cantor e Roberto Carlos não teria tido o destaque necessário.

O programa foi ao ar como uma “recriação do filme” do cineasta, como foi citado pela emissora. Na versão global, foram tiradas algumas partes que estão no filme e incluídas outras, como depoimentos e imagens nas quais o ator que interpreta Tim mais velho, Babu Santana, narra alguns trechos de sua história.

O filme, baseado no livro “Vale Tudo – O som e a fúria de Tim Maia”, de Nelson Motta, tem direção de Mauro Lima. O protagonista, na versão jovem, é interpretado por Robson Nunes e, mais tarde, por Babu Santana. A namorada de Tim, na época, Janaína é encarnada pela atriz Alinne Moraes.

Tim Maia morreu, em 15 de março de 1998, em Niterói, Rio de Janeiro. O cantor tinha 55 anos, devido a uma infecção generalizada. Ele ficou uma semana internado no Hospital Universitário Antônio Pedro (RJ), após se sentir mal durante um show realizado no Teatro Municipal da cidade.