Mundo da Música

Maria Bethânia é a grande vencedora da noite

 
{iframe width=”490″ height=”60″ frameborder=”0″}banner468.php{/iframe}
 

A cantora Maria Bethânia foi o grande destaque da 21ª edição do Prêmio da Música Brasileira, realizada na noite desta quarta-feira (11), no Theatro Municipal, no Centro do Rio. A cerimônia,  que foi apresentada pela atriz Débora Bloch e teve Dona Ivone Lara como homenageada, premiou a cantora baiana nas categorias Melhor Cantora de MPB e Melhor Disco de MPB (“Encanteria”). A canção “Feita na Bahia”, composta por Roque Ferreira e gravada pela intérprete no mesmo álbum, levou o troféu de Melhor Canção.

Cantores homenageiam Dona Ivone Lara (sentada) ao final da cerimônia de entrega do 21º Prêmio de Música Brasileira, no Theatro Municipal, no Rio, cantando a música ‘Sonho meu’ (Foto: Henrique Porto/G1)É uma cerimônia diferente. Os premiados não fazem o tradicional discurso de agradecimento depois de que recebem o troféu. Isso porque são 35 vencedores de um total de 105 indicados, em categorias que vão da MPB à música erudita, passando por pop, rock, samba, canção popular, eletrônico, regional, língua estrangeira e projeto especial.

“Eu fico tímida. Participar de eventos como este não é muito a minha praia, mas fico feliz por ser indicada e poder comparecer. Se o Roque ganhar então, vou ficar mais feliz ainda. Será muito merecido. Ele é uma maravilha”, disse Bethânia, que elogiou o compositor Roque Ferreira pouco antes do início da premiação, ainda no saguão do teatro.

Paulo Moura
A festa começou por volta das 21h30 com a apresentação do grupo de percussão e sopro Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz, que tocou um medley com as canções “Samba de roda para Salvador”, “Tiê” e “Axé de ianga”, todas de autoria de Dona Ivone Lara — Leite e sua orquestra ainda levariam os prêmios de Revelação e Melhor Grupo na categoria Instrumental. Em seguida, José Maurício Machline, idealizador do evento, deu início oficialmente à cerimônia lembrando o músico Paulo Moura, que morreu de câncer no mês passado, no Rio. Em seguida, saudou a grande homenageada da noite. “São talentos como Ivone Lara que nos motivam a promover este prêmio”, declarou, abrindo espaço para uma apresentação da sambista, que cantou “Sorriso negro”.

A distribuição dos prêmios foi bastante democrática ao longo da noite. Além de Bethânia e do grupo de Letieres Leite, apenas outros três artistas receberam mais de um troféu: Yamandu Costa (Melhor Disco Instrumental e Melhor Solista), Ney Matogrosso (Melhor Projeto Visual e Melhor Cantor de Canção Popular) e o cantor Tantinho (Melhor Cantor e Disco de Samba). A 21ª edição do Prêmio da Música Brasileira contemplou não só conhecidos veteranos, como Os Paralamas do Sucesso, Erasmo Carlos, Cauby Peixoto, Caetano Veloso, Elba Ramalho e Daniela Mercury (eleita pelo voto do público como Melhor Cantora), mas também artistas mais novos, como o grupo Casuarina (Melhor Grupo de Sampa), e outros menos conhecidos, caso de Juraildes da Cruz, que surpreendeu ao levar o troféu de Melhor Cantor através do voto popular.

Atraso
A entrega dos prêmios foi pontuada por passagens biográficas da cantora introduzidas por Débora Bloch, também responsável por chamar ao palco os apresentadores de cada categoria, como Dudu Nobre, Alcione, Sandra de Sá, Zélia Duncan e Zeca Baleiro. Bloch pouco fugiu ao roteiro amarrado da cerimônia, mas teve tempo de fazer piadas rápidas com o público e brincar com a cantora Teresa Cristina, que demorou a aparecer para apresentar a categoria Projeto Visual. “Bom, enquanto ela não chega, vamos conversar. Vocês vieram juntos?”, perguntou à plateia, arrancando risos dos convidados. Segundos depois, Teresa apareceu.

“Estava lá atrás cumprimentando Dona Ivone Lara. Afinal de contas, é por causa dela que estamos todos aqui. Me desculpem”, disse a cantora, que acabou sendo aplaudida. Com direção musical de Rildo Hora, os números musicais tiveram canções de autoria de Dona Ivone Lara interpretadas por Caetano Veloso (“Acreditar”), Roberta Sá (“Cansei de esperar você”) e Lenine (“Alguém me avisou”), entre outros artistas. A festa ficou completa no encerramento, quando todos retornaram ao palco para cantar “Sonho meu” ao lado da diva do samba, que agradeceu, emocionada, repetidas vezes: “Muito obrigada, minha gente!”

Veja a lista completa com os indicados e premiados na 21ª edição do Prêmio da Música Brasileira no site do G1.


Comente

Clique Aqui Para Comentar