Livro ‘Tudo Passará’ conta história do cantor, que tinha nanismo e lotou o mítico Carnegie Hall nos Estados Unidos
Emprestando o título de um dos maiores sucessos da carreira de Nelson Ned (1947-2014), fenômeno da música brasileira, a biografia “Tudo Passará: A vida de Nelson Ned, o Pequeno Gigante da Canção” conta a história desse cantor e compositor sob a ótica do jornalista e crítico cultural André Barcinski.
O livro acaba de ser lançado pela Companhia das Letras, em versão impressa (R$ 79,90) e no formato e-book (R$ 39,9).
Barcinski reconstitui a fascinante biografia do artista desde a infância – incluindo o diagnóstico de displasia espondiloepifisária, que lhe causaria dores crônicas – até seus últimos dias em uma clínica de repouso. Essa trajetória inclui a breve passagem pelo Rio de Janeiro na adolescência; a mudança para São Paulo sob as bênçãos de Chacrinha; o contrato com o empresário Genival Melo e os percalços do início da carreira; a fama nacional e internacional; os casamentos conturbados e a paternidade; a relação com o nanismo; o feroz embate com a imprensa, com a Jovem Guarda e a turma da bossa nova; a posterior conversão de Nelson Ned à igreja evangélica e o ostracismo.
Têm destaque ainda os anos 1970, quando o cantor vivia uma rotina insana na companhia de figuras como General Durazo, Baby Doc e Pablo Escobar. Ilustrada por imagens inéditas, esta é enfim a história do homem cuja voz embalou o Brasil dos anos 1970 a 1990.
Fonte: O Maringá