Mundo da Música

House Of The Rising Sun

Muitas pessoas escrevem para o nosso portal perguntando sobre uma certa música, que muitos pensam ser dos Beatles. Errado. Tão errado quanto achar que é uma música original da banda The Animals (esta, sim, a dona daquela gravação famosa). O pesquisador Vitor Suman explica um pouco mais sobre essa bela canção, um dos grandes momentos da história do Rock.

Ao contrário do que muitos pensam, esta música não é do Alan Price. Ele apenas é o autor do arranjo, que é escancaradamente baseado no arranjo de Bob Dylan em seu primeiro LP. Bob, por sua vez, roubou o arranjo de Dave Van Ronk, um rapaz que achava que seria o Bob Dylan, no lugar dele…

Não sei com quem Van Ronk aprendeu, mas isso não importa. O que importa é que a versão de Woody Guthrie (gravada nos anos 40), já é parecido com essa. Huddie Ledbetter, o Leadbelly, também a gravou, se não me engano em 1938, com um arranjo muito diferente.

Impossível traçar onde/como cada um desses artistas conheceram essa música, ao mesmo tempo, em vários lugares diferentes. O mais importante, porém, é que o primeiro registro gravado dela é “Risin’ Sun”, de Texas Alexander, em 1926.

E sim, todas são a mesma música. A história de um prostíbulo em New Orleans que desviava a vida de umas garotinhas. Reza a lenda que veio pros EUA com a imigração dos ingleses, que provavelmente cantavam “There is a house in Hampshire”.

Outra lenda diz que em meados das décadas de 1880/1890, existiu um puteiro chamado “The Risin’ Sun”, em New Orleans.

Escolha sua lenda preferida… mas não diga que é uma música dos Animals. Embora seja a versão mais executada e conhecida, não é deles. Apenas o arranjo, baseado em Dylan, Van Ronk, Guthrie.


House Of The Rising Sun

There is a house in New Orleans
They call the Rising Sun
And it’s been the ruin of many a poor boy
And God I know I’m one

My mother was a tailor
She sewed my new bluejeans
My father was a gamblin’ man
Down in New Orleans

Now the only thing a gambler needs
Is a suitcase and trunk
And the only time he’s satisfied
Is when he’s on a drunk

Oh mother tell your children
Not to do what I have done
Spend your lives in sin and misery
In the House of the Rising Sun

Well, I got one foot on the platform
The other foot on the train
I’m goin’ back to New Orleans
To wear that ball and chain

Well, there is a house in New Orleans
They call the Rising Sun
And it’s been the ruin of many a poor boy
And God I know I’m one