Fevers lançam seu primeiro DVD
Com mais de 40 anos de estrada, a banda carioca The Fevers lança seu primeiro registro oficial ao vivo, com imagens da banda em apresentação na principal capital nordestina: Recife. Com participações especiais de Renato e seus Blue Caps e do grupo Pholhas, os Fevers - liderados por Liebert Ferreira (baixo) e Luiz Cláudio (voz) - contam ainda com Otávio Henrique (bateria), Miguel Ângelo (teclados) e Rama (guitarra), e neste show também com os lendários Rick Ferreira (violão, guitarra e pedal Steel) e maestro José Lourenço (teclados). O DVD é um desfile de mais de 20 pérolas que fizeram a cabeça de jovens nos anos 60 e 70, e que continuam favoritas até hoje. A seguir, trechos da entrevista com Liebert e Luiz Cláudio. (Por Elias Nogueira)
Quantos anos de estrada? E quantos discos de carreira?
Liebert - No dia 20 de janeiro passado completamos 42 anos de carreira e 46 discos lançados, considerando que até o ano de 1971 costumávamos lançar dois LPs por ano.
Da formação original quantos membros permanecem? Os outros integrantes já fazem parte há quanto tempo?
Luiz Cláudio - Da formação inicial permanecemos o Liebert e eu. A seguir temos Miguel Ângelo nos teclados há 25 anos, Rama (guitarra) há 15 anos e Otávio Henrique (bateria) há 13 anos.
Vocês já haviam participado de outros projetos que saíram em DVD. Quais foram? Neles vocês tocaram o tempo todo, até como banda de apoio.
Luiz Cláudio - Na realidade foram dois: o projeto Jovem Guarda 40 anos de Rock Brasil, comemorativo dos 40 anos da Jovem Guarda e que reúne quatro grandes nomes da seguinte forma: The Fevers abrem o espetáculo, seguidos pelos Golden Boys, Wanderléa e finalmente Erasmo Carlos cantando seus inúmeros sucessos daquele período. The Fevers, após o término de sua apresentação, permanecem no palco e acompanham os outros artistas, revivendo com fidelidade os tempos daquele programa, quando o grupo se destacava como banda de apoio; igualmente os Golden Boys também participam como vocal de apoio nas outras apresentações. O segundo projeto, já lançado durante a turnê de verão 2007 que acabamos de completar, é o nosso primeiro DVD de carreira, baseado no show que vimos fazendo durante os últimos anos com grande sucesso. Na verdade nos sentimos encorajados pelo sucesso do projeto anterior, que nos proporcionou mais um CD de ouro e o primeiro DVD de ouro, prêmios entregues pela gravadora EMI em show no Canecão (RJ) no meio do ano passado.
O que diferencia esse DVD dos outros projetos?
Liebert - A principal diferença é que é o primeiro e único registro em áudio e vídeo de um show nosso completamente ao vivo. A apresentação, que é uma retrospectiva de toda a nossa carreira, foi realizada e gravada em Recife no dia 19 de maio de 2006 e lotou o tradicional Clube Português com um público de diversas idades - que, com sua participação e entusiasmo, acaba se tornando também protagonista do espetáculo. Contamos também com as participações especiais de Renato e Seus Blue Caps, banda ícone dos tempos da Jovem Guarda, e os Pholhas, representando o rock romântico dos anos 70, década em que gravamos a maioria de nossos sucessos.
Como foi feita a seleção de repertório?
Luiz Cláudio - É totalmente baseado no nosso show que, como foi dito anteriormente, é uma retrospectiva das nossas quatro décadas de carreira.
Como é o relacionamento de Liebert e Luiz Cláudio com os antigos membros da banda, que já não fazem mais parte do grupo?
Liebert - Na realidade temos muito pouco tempo para manter um relacionamento social. Creio que se resume a encontros rápidos e esporádicos em saguões de aeroportos.
Diga qual foi o lado bom de gravar um DVD e o que ficou de fora?
Liebert - Teve dois lados bons, que foram nossa estréia nesse tipo de mídia apresentando o nosso show completo e, mais do que tudo, a total aceitação que vem encontrando junto a um público formado por várias gerações. Não tivemos a intenção de deixar nenhum sucesso de fora do repertório, mas, devido ao grande número de sucessos que acumulamos durante nossa carreira, certamente não teremos dificuldade em montar o repertório de um provável segundo DVD.