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The Monkees: os 40 anos de uma real banda pop

Sérgio Farias

Em julho de 1966, os ainda desconhecidos Monkees estavam em um concerto dos Rolling Stones em Los Angeles. A platéia estava enlouquecida e eles ouviam de seu criador, o produtor Schneider: "Em seis meses essa platéia estará enlouquecida por vocês". A profecia foi realizada e os Monkees passaram a vender mais discos que os Beatles e os Stones juntos! Criticados por alguns como sendo um grupo manufaturado, anos depois, seus sucessos foram regravados dos roqueiros punk do Sex Pistols aos rappers do Rum DMC, comprovando sua influência na música pop.

Desde 1964, com o estrondoso sucesso da "invasão inglesa", a indústria do entretenimento americana vinha tentando desesperadamente encontrar algo que captasse a essência do gosto da juventude. Até que, em abril de 1965, os produtores Bert Schneider e Bob Rafelson fundaram a produtora independente Raybert, quebrando a tradição dos velhos estúdios e conseguiram levantar 200 mil dólares com a Screen Gems para uma série de TV sobre um grupo de rock´n´roll. Foram pensados em vários nomes para esse grupo como The Creeps e The Inevitables até chegarem a um trocadilho, em moda na época, com a palavra monkey (macaco): The Monkees. Logo, 437 jovens (incluindo Stephen Stills e Paul Williams) responderam a um anúncio recrutando quatro músicos, entre 17 e 21 anos, para tocar e atuar. Foram selecionados: o jockey inglês Davy Jones (Manchester, 1945), que já havia lançado um disco solo, e que ficou como galã e vocalista e o cômico Micky Dolenz (Califórnia, 1945), um ex-ator mirim da série "Circus Boy", de 1956, que também cantava, mas que foi escalado para bateria a contra gosto. Além desses, os músicos Peter Tork (Washington DC, 1942), que representaria o ingênuo, no baixo elétrico e o líder Michael Nesmith (Texas, 1942), que permaneceu como guitarrista.

Em novembro de 1965, o grupo gravou o piloto da série, que foi vendida para a NBC-TV em janeiro do ano seguinte. Enquanto filmavam os outros episódios nas mesmas locações onde era filmado "Os Três Patetas" nos anos 40, os Monkees ensaiavam como uma banda, mas por não serem uma unidade musical, logo começaram as divergências: Michael vinha fazendo canções de protesto, Davy iniciou-se nas peças de teatro musicais e Peter era um músico de folk-rock. Mas o prazo estava se esgotando e uma campanha publicitária com os dizeres "Os Monkees Estão Chegando!" já estava sendo divulgada durante os concertos dos Beatles, nos Estados Unidos. Então, o presidente da divisão musical da Screen Gems, Don Kirshner assumiu a supervisão musical e montou para o grupo um repertório com o seu brilhante catálogo de compositores, que incluía as duplas Tommy Boyce e Bobby Hart, Carole King e Garry Goffin, Barry Mann e Cynthia Weil, além de Neil Sedaka, Neil Diamond, David Gates (futuro Bread) e Harry Nilsson. Para acompanhar os Monkees, Kirshner contratou os melhores músicos de Los Angeles como Hal Blaine, James Burton, Glen Campbell, Hugh McCracken, Billy Preston, Larry Knechtel e o produtor do Gary Lewis and The Playboys Snuff Garrett. Mas Garrett, não agradou a Kirshner e logo a produção ficou por conta da própria dupla Boyce e Hart e do compositor Jack Keller. Os Monkees não se contentaram em apenas cantar nos discos e, como uma oferenda de paz, Kirshner permitiu que Michael colocasse algumas de suas composições e as produzisse. Embora Peter fosse um multi-instrumentista com formação clássica, ele só tocou guitarra em apenas três das 50 faixas gravadas naquelas sessões nos estúdios da RCA em Hollywood, sob a engenharia de som de Hank Cicalo.

A nova gravadora Colgems, subsidiária da RCA, lançou o single "Last Train To Clarksville" em agosto, que foi ao primeiro lugar nas paradas de sucesso e, três semanas depois, em 12 de setembro de 1966, a série "The Monkees" era lançada com o episódio "Royal Flush" (dirigido por James Frawley), o primeiro dos 32 da primeira temporada, que durou até abril de 1967. O seriado, uma comédia irreverente inspirada no filme dos Beatles "A Hard Days Night", tinha Paul Mazursky entre os roteiristas e usava técnicas raras na TV da época, como a quebra da quarta parede, muitos improvisos, cenas de bastidores, cortes rápidos e os inovadores clips musicais (que inspiraria a MTV nos anos 80). Em seguida, o álbum "The Monkees" era lançado, ficando 13 semanas no primeiro lugar, vendendo mais de quatro milhões de cópias! O próximo single dos Monkees, já tinha um milhão de pedidos antecipados sem nunca haver tocado nas rádios ou TV. Com um sucesso inicial surpreendente, o grupo começou uma turnê americana no Havaí em dezembro, provocando uma grande histeria. A Monkeemania havia começado.

Em janeiro de 1967, durante a excursão pelos Estados Unidos (onde um dos concertos foi filmado e convertido no episódio "The Monkees On Tour"), o single "I´m a Believer" iniciou sua trajetória de dois meses em primeiro lugar e dez milhões de cópias vendidas nos cinco continentes. Mas os problemas se agravaram quando o segundo álbum "More of The Monkees" foi lançado sem o grupo saber. Apesar de ter permanecido 18 semanas no topo das paradas e mais de cinco milhões de discos vendidos, o fato causou indignação no conjunto, que exigiu ter autonomia musical no próximo álbum. Para isso chamaram Chip Douglas que vinha arranjando o grupo The Turtles. Além disso, exigiram tocar seus instrumentos nas gravações e também um número maior de composições próprias. Para Kirshner aquilo foi uma afronta pessoal e ele, mais uma vez aproveitando as muitas músicas já gravadas naquelas sessões, em 1966, lançou, igualmente sem permissão, o terceiro single "A Little Bit You, A Little Bit Me". O compacto vendeu mais de dois milhões de cópias, mas não impediu que Don Kirshner fosse demitido. Os Monkees seguiram trabalhando duro entre filmagens, concertos, publicidade e controle total das gravações do álbum "Headquarters", lançado em maio, também foi ao primeiro lugar. Eles iniciaram uma grande turnê começando pela Europa, onde o single "Alternate Tittle" estava fazendo muito sucesso. Em Paris, filmaram o episódio "Monkees in Paris", para a segunda temporada do seriado e, ao chegarem a Londres, o grupo fez quatro concertos, abertos pela cantora Lulu, no Empire Pool Wembley (onde protestaram contra a prisão de Micky Jagger e Keith Richards por drogas) e ganharam uma festa oferecida pelos Beatles, com a presença do The Who, Eric Clapton, Procol Harun, entre outras celebridades do pop inglês. Após o Velho Mundo, os Monkees e sua entourage da qual constava Jan Berry (da dupla Jan & Dean) David Crosby e Peter Fonda, começaram uma grande turnê pela América do Norte, com os sete primeiros concertos abertos por ninguém menos que Jimi Hendrix, que abandonou a turnê por não agradar os muitos fãs pré-adolescentes da banda. Ao passarem por Memphis, os Monkees declinaram do convite para visitar a mansão de Elvis, pois o "Rei" estava na Califórnia trabalhando em seu novo filme "Speedway".



Com o grande sucesso do novo compacto "Pleasant Valley Sunday", em setembro, começava a segunda temporada da série "The Monkees" (exibida em 33 países) com 26 episódios até março de 1968. O programa, que Steven Speilberg tentou dirigir, trazia mudanças desde o penteado afro de Micky, até os convidados especiais como Liberace e Tim Buckley, além de Peter na direção de um dos episódios. Dois meses depois era lançado o álbum "Pieces, Aquarius, Capricorn & Jones Ltd", muito variado musicalmente, onde pela primeira vez no rock era utilizado um sintetizador Moog. Sob a produção de Chip Douglas, o disco foi mais um number one, que se repetiu no single natalino "Daydream Believer", o compacto mais vendido do ano.

Os Monkees tiveram um ano fantástico em 1967, com quatro indicações ao Grammy, dois prêmios Emmy para o seriado (que mantinha uma média de 11 milhões de telespectadores nos Estados Unidos), 35 milhões de discos vendidos e, segundo a revista New Musical Express, o grupo arrecadou mais de 180 milhões de dólares com seus produtos.

Nos primeiros cinco meses de 1968, os Monkees rodaram com grande orçamento pela Columbia Pictures, um longa-metragem cujo roteiro foi escrito por eles, Schneider, Rafelson e pelo ator Jack Nicholson. Todos auxiliados, segundo Davy em sua autobiografia, por "dois quilos de uma nativa erva havaiana". Não por acaso, o projeto recebeu o título de "Head" (uma gíria para usuário de maconha). Dirigido por Bob Rafelson, o filme de humor anárquico e crítico a Guerra do Vietnam, trazia uma constelação de astros com pequenas participações: os atores Victor Mature, Terri Garr e Annette Funicello; o campeão de boxe Sonny Liston e o músico Frank Zappa. Durante as filmagens Davy, Peter, Micky e Michael, separadamente, produziram uma extensa série de gravações que tiveram as participações de Leon Russell, Ry Cooder, Neil Young e Bones Howe (arranjador do The 5th Dimension). Os primeiros frutos destas gravações foram o single "Valleri" / "Tapioca Tundra", que foi o sexto compacto de ouro consecutivo do grupo na América e o álbum "The Birds, The Bees and The Monkees", produzido por eles, que vendeu "apenas" um milhão de cópias. Com o fim da série de TV e das vendas multi-platinadas, os boatos sobre a separação do grupo foram reforçados quando Michael lançava seu extravagante álbum solo "The Wichita Train Whistle Sings" e Peter participava, em Londres, das sessões de gravação da trilha sonora do beatle George Harrison para o filme "Wonderwall".

Mas a "máquina monkeeana" seguia. Após um concerto gratuito para as filmagens de "Head", promovido pela estação de rádio KCPX, em Salt Lake City, os Monkees lançaram o single "D.W. Washburn" e, pela primeira vez, não chegaram aos dez mais das paradas de sucesso. Porém, no outro lado do mundo, eles continuavam a ser um sucesso fenomenal, comprovado por uma turnê que fizeram em setembro pela Austrália e Japão. No final do ano, o álbum com a trilha sonora do filme "Head", puxado pelo single "Porpoise Song", saiu simultaneamente ao longa-metragem cujo psicodelismo e non sense, aliados a uma exótica divulgação não atraiu muitos fãs aos cinemas ("Head" ganhou notoriedade nos anos 70). Para o início de 1969, foi programado o especial para TV "33 1/3 Revolutions Per Monkee" com a presença de Brain Auger, Julie Driscoll, Buddy Miles, Little Richard, Fats Domino e Jerry Lee Lewis. Foi o último projeto de Peter que, insatisfeito musicalmente, largou o grupo em seguida, alegando exaustão.

Durante a maior parte do ano de 1969, os três Monkees, acompanhados pelo grupo de rythym´n´blues Sam and The Good Times, passaram em turnê pelos Estados Unidos, Canadá e México, tocando em lugares com a metade dos assentos vazios e tendo alguns concertos cancelados pela baixa venda de ingressos. Davy (que enfrentava a ira das fãs por terem descoberto que ele havia casado secretamente), Michael e Micky ainda se apresentaram em alguns programas de TV, como o "Johnny Carson´s The Tonight Show" para promover os álbuns "Instant Replay" e "The Monkees Present", ambos com vários produtores. Entretanto as vendas despencaram assim como ocorreu com os singles "Teardrop City", "Listen To The Band" e "Good Clean Fun".

Michael tornou-se o segundo ex-Monkee que, após a participação do grupo no comercial do refresco Kool Aid, reduziu o outrora quarteto pela metade. Em 1970, o restante dos Monkees foi a Nova York gravar, sob a produção de Jeff Barry, o álbum "Changes" (single "Oh My My"), um grande fracasso comercial. A aparição no programa de TV "Upbeat", em 13 de junho de 1970, marcou o fim da primeira era dos Monkees.

Após a separação, os músicos se envolveram em ações judiciais contra a Screen Gems e ataques mútuos na imprensa. Davy e Micky se dividiram entre a música e a carreira de ator, Peter tocou em várias bandas e Michael se tornou um nome respeitado na música country, além de ter fundado uma gravadora. Curiosamente a série de TV passou a ser reprisada em todo o mundo com sucesso, motivando o lançamento das coletâneas "A Barrel Full of Monkees"(71), "Refocus"(72), "The Monkees Greatest Hits"(76), "More Monkees Greatest Hits"(82), "Monkee Business"(83, um picture disc), "Monkee Flips"(84) e "Hit Factory"(85). Em 1975 e 1980, eles não aceitaram as propostas para um comercial do McDonald´s e uma apresentação no Emmy Awards, respectivamente. Um quase revival foi a união dos principais vocalistas dos Monkees, Micky e Davy com a dupla Boyce e Hart, os principais compositores do grupo, que gerou a turnê: "Dolenz, Jones, Boyce & Hart - The Golden Hits of The Monkees". Além do single "Christmas Is My Time of Year", produzido por Chip Douglas e creditado a We Three Monkees...Davy Jones, Micky Dolenz and Peter Tork, ambos em 1976. Até que, dez anos depois, a MTV reprisou todos os episódios da série "The Monkees" despertando o interesse de uma nova geração para o grupo. O empresário David Fishop, com a recusa de Michael, conseguiu juntar apenas Davy, Peter e Micky para uma turnê, que foi a mais lucrativa da América em 1986 (registrada no álbum "20th Anniversary Tour") com 140 concertos. Isto proporcionou o lançamento, com sucesso, da coletânea "Then and Now...The Best of The Monkees", o novo hit single "That Was Then, This Is Now", além de todos seus álbuns terem voltado às paradas. Em 1987, foi lançado o primeiro álbum da trilogia "Missing Links" cheio de raridades e "Live 1967". O trio ainda lançou o álbum de inéditas, "Pool It!", produzido por Roger Bechirian, com o single "Heart and Soul" e permaneceu até 1989, se apresentando pela América do Norte, Europa, Japão e Austrália. Michael somente se juntou ao grupo em dois concertos e em uma cerimônia em que os Monkees ganharam uma estrela na "Calçada da Fama" em Hollywood.

Os três Monkees só voltaram a atividade, enquanto grupo, em um comercial de TV para a rede Pizza Hut junto com o ex-beatle Ringo Starr, pouco antes da turnê comemorativa dos trinta anos da banda em 1996. No final do ano, surpreenderam a todos ao lançar o álbum "Justus" (com destaque para "Regional Girl") com os quatro monkees originais. O disco, que vai do heavy metal ao jazz, foi todo composto, tocado e produzido pelos Monkees. Em 1997, eles fizeram uma turnê vitoriosa pela Grã Bretanha, um especial para ABC-TV ("Hey, Hey It´s The Monkees", dirigido por Michael) e participaram do documentário "Hey, Hey We´re The Monkees". Após a turnê britânica, Michael deixou o grupo, que seguiu em turnê pelos Estados Unidos, onde eles tocaram em um concerto do U2. Detentora do catálogo Monkee, a gravadora Rhino lançou todos seus álbuns originais remasterizados em CD e com bonus tracks, incluindo as coletâneas: "Listen To The Band"(91), "The Monkees Greatest Hits"(95), "The Monkees Anthology"(98), 'Music Box"(01), "The Best of The Monkees"(03) e duas caixas com toda a série "The Monkees" em DVD. Em 2001, enquanto o filme "Daydream Belivers: The Monkees Story" romanceou a história do grupo, Davy, Peter e Micky receberam uma proposta milionária para uma turnê (editada no DVD "Live Summer Tour"). Os Monkees chegaram a regravar três de seus antigos hits com o produtor Lou Pearlman do N´Sync, mas, ao fim desta turnê, o grupo, que nunca teve uma convivência harmoniosa, se desentendeu e tais gravações permanecem inéditas.

Desde o final dos anos 80, com exceção de Peter, todos lançaram suas autobiografias, contando suas histórias naquela que foi uma das bandas mais populares de todos os tempos. Outras publicações importantes são "The Monkees Tale" de Eric Lefcowitz, "Monkee-Mania - The True Story of the Monkees" de Glenn A. Baker e "The Monkees - The day-by-day of the 60´s pop sensation" de Andrew Sandoval.

Atualmente os quatro ex-monkees se mantêm em atividade, mas não têm demonstrado interesse em fazer uma turnê comemorativa dos 40 anos da banda. Davy faz uma média de 100 shows por ano e possui um haras, onde cuida de cavalos de raça. O ex-ídolo das adolescentes nos anos 60, hoje avô, se divide, atualmente, entre suas propriedades na Flórida, Pensilvânia, Califórnia e Inglaterra. Ele afirmou em uma entrevista recente não pretender mais tocar com seus ex-colegas de grupo. Micky lançou recentemente um livro para crianças "Gakky Two-Feet", e nos últimos dois anos atuou numa montagem da ópera "Aida" na Broadway e na rádio WCBS de Nova York com o programa "Micky Dolenz in the Morning". Sem muita regularidade, faz shows acompanhado de sua irmã, Coco Dolenz. Peter é um dos ex-monkees mais ativos musicalmente. Ele possui a banda de rythym´n´blues chamada Shoe Suede Blues, que há dez anos excursiona pelos Estados Unidos e está preparando um novo álbum. Michael é proprietário da Videoranch, uma produtora de entretenimento e lançou recentemente seu 16o álbum "Rays". Ele é pai de do músico Jason Nesmith, ex-Nancy Boy.

As expectativas sobre uma turnê comemorativa dos 40 anos dos Monkees, teve um deleite para os fãs em 29 de abril: uma surpreendente apresentação de Micky e Peter, em comemoração a "Monkee Way", uma via batizada com o nome do conjunto, pela prefeitura de Wildwood em Nova Jersey.

Criados para serem os Beatles americanos, ou um descartável grupo de TV, os Monkees se superaram e segundo Timothy Leary, intelectual e guru dos anos 60, em seu livro "The Politics of Ecstasy": "Os Monkees aproveitaram a nova era da mídia para cantar novas canções e passar uma nova mensagem".

Nota: Os Monkees possuem muitos fãs brasileiros desde os anos 60, quando a série de TV era transmitida aqui, puxando muitos sucessos radiofônicos. Inclusive o compacto "I´m Believer" figurou entre os mais vendidos nas paradas de sucesso nacionais em 1967. Já em 1969, foi fundada em São Paulo a Associação Nacional das Fãs do Conjunto The Monkees, que permanece em atividade até hoje.

O seriado "The Monkees" vem sendo reprisado no Brasil desde os anos 70, já tendo passado pela TV Globo, Bandeirantes, TVE e atualmente na Rede 21.

Nos anos 90, os guitarristas Edgar Scandurra do Ira! e Paulo Miklos, dos Titãs, se uniram ao baterista Kuky Stolarsky e RH Jackson no baixo para o show "The Monkees". No espetáculo o grupo tocou sucessos dos Monkees como "(I´m Not Your) Steppin´ Stone" e fizeram uma versão do "Tema dos Monkees"

Especula-se que Michael Nesmith esteve no Brasil em 1976, daí sua gravação, no ano seguinte, do single "Rio" e sua composição "Carioca", em 1979.

Peter Tork, realmente, esteve no Brasil, em fevereiro de 2003, para uma semana de férias, mas foi reconhecido pelos fãs e acabou se apresentando em duas casas noturnas paulistas e concedendo entrevista para rádio.

Talvez a primeira conexão Monkees/Brasil, tenha se dado em 31 de maio de 1968, num estúdio da RCA, na cidade americana de Nashville. Na época, devido a várias divergências musicais e pessoais, cada monkee estava gravando seu material em separado, e Michael gravou "How Insensitive", uma versão em inglês de "Insensatez", de Antonio Carlos Jobim. Provavelmente a música constaria nos próximos álbuns dos Monkees. Porém a canção ficou arquivada por 28 anos, só aparecendo no álbum "Missing Links -Volume Three", em 1996.