JOVEMGUARDA.COM.BR - O Portal da Música Jovem!
Apresentação

Uma Virtual Festa de Arromba!

No mês em que se comemora os 40 anos da Jovem Guarda, temos a satisfação de lançar o Portal Jovem Guarda - uma iniciativa do produtor cultural Marcelo Fróes e do webmaster Jose Carlos Almeida. Para muitos um movimento musical, para outros um gênero, a verdade é que a Jovem Guarda foi a oficialização do rock brasileiro - que começou ainda nos anos 50, quando nossos jovens encantaram-se pelo estilo nascido nos Estados Unidos.

Nossos primeiros artistas passaram pelo rock, pelo twist, pelo hully gully, pelo iê iê iê e, com a estréia do programa Jovem Guarda em 22 de agosto de 1965, no início da era televisiva de nossa música popular, criou-se um forte ponto de referência. Liderados por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, um sem número de artistas criaram a primeira cena musical voltada para o público jovem brasileiro.

Quarenta anos depois, surge finalmente na Internet um portal para os profissionais e interessados - com entrevistas, artigos, fórum de discussões e discografias das centenas de artistas dos anos 50/60, que deram início à história de nossa música pop. Pela primeira vez, um verdadeiro banco de dados - eternamente crescente - onde artistas, músicos, produtores, compositores e toda sorte de profissionais ligados à música jovem dos anos 50/60 poderão se reencontrar e ser vistos não só por seus fãs, mas também por pesquisadores, jornalistas, contratantes e demais colegas. O portal Jovem Guarda é o ponto de encontro daqueles que são jovens há mais tempo e dos jovens que querem conhecer o tempo que não viveram.

A seguir um convite oficial para uma navegação em nossas discografias, começando por aqueles citados na letra de "Festa de Arromba", hino informal do movimento que, já em 1964, reunia uma turma em torno da música jovem, e que aqui aparece gentilmente autorizada por seus autores Erasmo Carlos e Roberto Carlos.

Festa de arromba
(Erasmo Carlos - Roberto Carlos)

Vejam só que festa de arromba
Noutro dia eu fui parar
Presentes no local o rádio e a televisão
Cinema, mil jornais, muita gente, confusão
Quase não consigo na entrada chegar
Pois a multidão estava de amargar

Hey, hey, que onda
Que festa de arromba

Logo que cheguei eu notei
Ronnie Cord com um copo na mão
Enquanto Prini Lorez bancava o anfitrião
Apresentando a todo mundo a Meire Pavão
Wanderléa ria e Cleide desistia
De agarrar um doce que do prato não saia

Hey, hey que onda
Que festa de arromba

Renato e seus Blue Caps, tocavam na piscina
The Clevers no terraço, e Jet Black's no salão
Os Bells de cabeleira não podiam tocar
Enquanto a Rosemary Não parasse de dançar

Mas vejam quem chegou de repente
Roberto Carlos com seu novo carrão
Enquanto Tony e Demétrius fumavam no jardim
Sérgio e Zé Ricardo esbarravam em mim
Lá fora um corre-corre dos brotos do lugar
Era o Ed Wilson que acabava de chegar

Hey hey que onda
Que festa de arromba

De madrugada, quando eu já ia embora
Ainda estava chegando gente
The Jordans, Golden Boys, Trio Esperança
Rossini Pinto, ah caramba...